Dou as boas-vindas a todos os que consultam o portal da Embaixada de Portugal em Adis Abeba. Espero que este possa trazer informação útil aos cidadãos portugueses, aqui residentes ou de passagem, e a todos os que se interessam por Portugal, pelas relações de Portugal com a Etiópia e, em geral, com o Continente africano.

Portugal e a Etiópia têm uma longa relação diplomática que data do início do século XVI, quando, em resposta à missão enviada a Portugal pela Rainha Regente Eleni, o Rei D. Manuel I enviou um Embaixador à Corte etíope. A atual missão diplomática foi estabelecida em 2002, contribuindo, pelo trabalho dos meus antecessores e de todos os que por aqui passaram,  para a intensificação das relações bilaterais, que celebram, em 2020, 500 anos. 

Adis Abeba é também uma das mais importantes capitais políticas e diplomáticas, sede da União Africana e da Comissão Económica para África das Nações Unidas, contando, igualmente, com a presença de numerosas agências especializadas das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, o que torna o trabalho multilateral uma prioridade desta Embaixada. Enquanto Representação junto da União Africana, acompanhamos de perto o processo de integração africana e desenvolvemos uma relação de cooperação, quer no quadro da União Europeia, quer bilateralmente, baseada em valores e interesses comuns.

A promoção da cultura e da língua portuguesa, através do seu ensino na Universidade de Adis Abeba e na União Africana, organização da qual é uma das línguas oficiais, tem sido e continuará a ser também uma das nossa prioridades, tal como o apoio e a procura de oportunidades para incrementar a presença de empresas nacionais nesta região. 

Finalmente, quero sublinhar que a Embaixada de Portugal em Adis Abeba acompanha também as relações com a República do Djibuti, a República do Ruanda e a República do Sudão do Sul.

Agradeço o seu interesse pelo conteúdo deste portal e não hesite em enviar-nos qualquer sugestão ou informação que considere oportuna.

 

Helena Malcata

Embaixadora de Portugal em Adis Abeba

  • Partilhe